Quais os benefícios de uma integração de sistemas?

Quais os benefícios de uma integração de sistemas?

 

A transformação digital gera valor por meio de informações industriais compartilhadas. Quando você tem acesso fácil a essas informações dos seus sistemas e ativos, a colaboração não requer mais uma visita, ou mesmo um e-mail. Informações confiáveis são instantâneas e estão disponíveis para todos os membros de sua equipe onde quer que estejam, melhorando as transferências, maximizando a eficiência e minimizando erros. 

 

Para que isso ocorra, é necessário uma integração entre sistemas, ou integração entre hardware e software. Essas interações se dão graças aos protocolos de comunicação

 

Protocolos de Comunicação

 

Os protocolos de comunicação são um conjunto de regras que permitem que dois ou mais sistemas comuniquem dados através de qualquer meio físico. As regras, processos e sincronizações entre sistemas são todos definidos pelo termo protocolo. Os protocolos podem ser implementados por hardware e software ou a combinação de ambos; os sistemas de comunicação analógicos e digitais usam vários protocolos de comunicação amplamente. Além disso, cada protocolo tem sua própria área de aplicação.

 

Sistemas integrados podem ser sistemas ou dispositivos eletrônicos que empregam hardware e software juntos. Um processador ou controlador recebe dados externos do mundo físico, como sensores, e processa essas informações através de softwares apropriados e fornece os resultados desejados.

 

Nesse caso, os componentes precisam se comunicar entre si para fornecer os resultados previstos. Cada comunicador deve concordar com algum protocolo para trocarem informações. Existem muitos protocolos diferentes disponíveis para sistemas integrados e são implementados dependendo da área de aplicação.

 

Como o Plantview usa protocolos de comunicação

 

O Plantview utiliza três protocolos de comunicação para a integração entre sistemas e hardware:

 

REST para funcionalidades que exigem resposta para ter continuidade; SOCKET para que o andon seja atualizado em tempo real; MQTT para que o sensor publique suas mensagens sem se preocupar com o que vai acontecer com elas. 

 

O protocolo Socket — que utilizamos no Andon — serve para que exista uma comunicação que parta do servidor e vá para a máquina do usuário, ao contrário do REST, que é apenas do usuário para o servidor. Neste protocolo, apenas o usuário pode iniciar a troca de mensagens como, por exemplo, requisitar os dados para preenchimento do dashboard, carregar e demonstrar os dados, entre outras.

 

Já tudo que envolve o sensoriamento em tempo real utiliza o protocolo MQTT. Ele funciona como um serviço de correspondência: o sensor envia mensagens através desse protocolo para um banco de mensagens. Quando solicitadas, as mensagens serão removidas do banco e enviadas ao cliente.

 

Integração com um ERP

 

Enterprise Resource Planning (ERP) é um software de gerenciamento de negócios que ajuda a automatizar as funções de toda uma empresa. O ERP é o sistema que coleta dados de toda a organização, incluindo contabilidade, manufatura, cadeia de suprimentos, vendas, marketing e muito mais, para garantir que tudo esteja concentrado num só sistema.

 

Para uma integração com um sistema ERP, o Plantview utiliza do protocolo de comunicação REST fazendo a ponte e o envio de mensagens do ERP para o Plantview, assim, automatizando todo o cadastro de produtos, equipamentos, ordens de produção, etc, sem a necessidade de cadastros e pré setups manuais.

 

A integração conecta e sincroniza o software ERP com outros aplicativos e fontes de dados. A integração de software ERP oferece uma visão unificada das informações de diferentes sistemas em tempo real, sejam os dados originados no ERP ou em outros sistemas.

 

Fontes: lectricalfundablog.com

Compartilhe

LinkedIn
WhatsApp

Veja também