Atrasos de entregas de produtos causados por ineficiência fabril

Por que atrasos de entregas ocorrem?

 Falha no planejamento, previsões irreais de entrega, desconhecimento sobre o desempenho de equipamentos, dificuldade de fabricação, falta de informações atualizadas em tempo real e a não integração de informações, são alguns dos motivos pelos quais uma empresa pode ter atrasos de entregas de produtos. Essas situações derivam do controle insatisfatório do chão de fábrica, em que a forma de produção pode estar ultrapassada ou defeituosa. Isso também é conhecido como ineficiência fabril.

 Para resolver esses problemas de atraso, é necessário revelar e atenuar os motivos pelos quais eles ocorrem. No caso de ineficiência fabril, o não cumprimento de datas começa no chão de fábrica, podendo estar relacionado a: performance indesejada do maquinário, execução errada de operadores, paradas não programadas desnecessárias…

 Por mais que os operários não tenham contato direto com os clientes — que são o destinatário final — isso afeta diretamente no atraso de entregas, como consequência, a relação do cliente com a marca e as próximas vendas serão afetadas. Como impacto para os funcionários, não haverá demanda na produção, já que é necessário que os consumidores estejam satisfeitos com a entrega e qualidade. 

 

Como os atrasos afetam a relação da empresa com o cliente?

 A demora excessiva na entrega do produto implica consideravelmente na satisfação do cliente em relação à marca. Tendo em vista que, a desconfiança no produto, a redução na possibilidade de futuras compras e a não indicação da sua companhia para leads se torna realidade. 

 Um levantamento feito pelo Procon de São Paulo confirmou esse cenário, no ano de 2020 registrou-se um aumento de 285% nas reclamações de venda online, e, dentro desse percentual, os principais motivos são o atraso de entregas ou a não entrega das mercadorias. Assim, conclui-se que, a fidelidade das empresas em entregar os itens nos períodos prometidos é muito valorizada pelos clientes.

 Isso ocorre porque, muitas vezes, o cliente espera as entregas para eles mesmos conseguirem iniciar seus trabalhos e venderem para os seus próprios consumidores. 

 Um exemplo disso, é se uma fabricante de parafusos tem uma data limite de entrega para 10/11 e só a efetiva no dia 20/11. O cliente da empresa, que fabrica peças para caminhão, tem um prazo para cumprir até 30/11, e depende dos parafusos para começar as montagens, ele terá de esperar para começar seus trabalhos 10 dias após o combinado. Como resultado, o fabricante de autopeças irá atrasar 10 dias na sua entrega ou terá de fazer seu trabalho dobrado até o dia 30.

 Caso a indústria de autopeças consiga entregar para seu comprador no dia prometido, a relação deles continuará intacta. Por outro lado, a relação do fabricante de autopeças com o de parafusos terá duas possíveis consequências: o cliente perdoa o fabricante, mas não acreditará mais nos acordos ou irá procurar outra empresa para fornecimento de parafusos. 

 Assim, de qualquer maneira, a credibilidade da Indústria de parafusos estará abalada.

 

 Como acabar com os atrasos:

 Para reverter essas circunstâncias, é necessário analisar e entender todo o processo de confecção do chão de fábrica e mapear possíveis falhas. Essa sequência pode ser iniciada a partir de relatórios de um sistema que possibilite a supervisão imediata da produtividade — ter informações confiáveis de como está sendo a manufatura da sua empresa é indispensável. 

 Um software integrado a sensores permite que você tenha dados concretos com transmissão simultânea ao momento de fabricação. A partir disso, os erros podem ser identificados, consertados e alguns resultados serão notados com sucesso:

 

  • melhoria na produtividade, tornando-a mais eficiente e ideal;
  • aumento do conhecimento em relação ao desempenho dos equipamentos e a realidade da fábrica;
  • assertividade nas informações para determinar prazos e estabelecer tempos limites para as fabricações dos itens.

 

O Plantview e o aumento da eficiência fabril:

 O Plantview associado aos sensores é uma ferramenta que permite a visualização de todos os dados de rendimento de produção da sua fábrica — em tempo real e de forma intuitiva —, a partir dela é possível especular previsões mais precisas de tempo para as fases de manufatura e desvendar o potencial da empresa.

 A ferramenta propõe que os usuários possam ter acesso aos dados exatos de produtividade: OEE, capacidade, manutenção, custos de performance e disponibilidade, custos de paradas, globais e de não-qualidade de cada máquina isolada ou em conjunto às demais máquinas. Assim, a exatidão acerca da realidade da produtividade do maquinário é garantida.

 Com o software, você pode concluir se os equipamentos estão com um desempenho positivo, por conta dos sensores instalados que permitem o apontamento exato da quantidade de itens fabricados por períodos escolhidos por você. Além disso, há a opção de alimentar a plataforma com dados de produtos fabricados com defeito (a função “apontamento de perdas”). Tudo isso, completa ainda mais o controle de qualidade dos itens produzidos.

 A integração de informações também é essencial para a eficiência fabril e faz parte do Plantview, após os dados já coletados pela empresa por meio de um ERP ou de forma manual serem incluídos na base de dados do software, sensores que contabilizam os artigos direto da esteira são instalados e transmitem informações ao sistema, traduzidas em valores financeiros pelo nosso software. Além disso, o sistema consegue prever as próximas paradas dos equipamentos a partir de um aprendizado de máquina realizado em cima das informações capturadas — não havendo surpresas e preocupações de que a qualquer momento a eficiência fabril pode ser afetada.

 O programa, a partir desses recursos, permite também que a validação de informações seja mais precisa. Isto é, se dados são manualmente descritos erroneamente à plataforma, a partir do momento em que o maquinário começar a produzir e os sensores estiverem funcionando, será possível visualizar que a realidade diverge do que foi informado. Dessa forma, é possível detectar em que fases estão ocorrendo erros e ser assertivo nas tomadas de decisões, pois serão baseadas em fatos. 

 

  • Você também tem problemas com a eficiência fabril da sua empresa? Isso também afeta o cumprimento das datas determinadas para entregas? Entre em contato para entender mais sobre como podemos te ajudar a ser uma empresa engajada em cumprir seu papel com excelência.

 

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