Vamos falar sobre o controle de produtividade da sua empresa?

  Falhas mecânicas, falta de matéria-prima, defeitos na fabricação, falha na operação de máquinas e falta de manutenção são alguns dos motivos pelos quais um maquinário perde sua performance.  

Mas como controlar essas situações e perceber que elas ocorrem? 

 

Situação do cliente:

  A meta de OEE da produção de um de nossos clientes é de 90%, no mês de outubro, perceberam por meio do nosso software que alcançaram somente 64,5%. Dessa maneira, a instituição teve um relatório de que essa porcentagem de perda de performance não prevista anteriormente (25,5%) representava um decréscimo de aproximadamente 10% comparado ao potencial faturamento. 

 

Como foi possível observar essas situações? 

  O sistema do Plantview, integrado a sensores implementados nas máquinas da instituição, permite que haja um apontamento em tempo real sobre a produtividade do maquinário, isto é: todas as paradas de máquinas (programadas ou não-programadas), defeitos de fabricação, relatório da produção e todas as situações relacionadas a produtividade da linha de produção são apontadas na nossa plataforma. 

  Com esses registros feitos pelo Plantview, os operadores das máquinas que trabalham no chão de fábrica necessitam justificar cada uma das situações que ocorrem com o maquinário e que fogem do planejamento. A partir disso, o relatório de desempenho fabril se torna muito mais preciso, pois além de ter um controle imediato por sensores do que ocorre com os equipamentos, os funcionários tornam-se mais uma ferramenta para adicionar as razões pelas quais essas situações adversas ocorrem. 

  Com todas essas informações registradas pelo nosso software, a própria plataforma calcula diariamente o que cada cenário representa em valores monetários para a empresa, por exemplo: quanto uma parada não-programada ou o decaimento de performance das máquinas representam em dinheiro para a sua empresa. 

  No caso do nosso cliente, ele percebeu que as paradas não-programadas eram muito recorrentes e a maioria delas não tinha uma justificativa plausível. Conforme o uso do Plantview se tornou rotina nessa indústria, o sistema de alerta do nosso software começou a entrar em ação. Melhor dizendo: a partir de um aprendizado de máquina, nossa plataforma percebe qual é o tempo usual de paradas do maquinário e quando uma máquina excede esse período, todas as TVs e painéis da empresa começam a emitir avisos de que um equipamento parou. 

  Assim, não somente o controle de produtividade é melhorado, como também, a segurança dos colaboradores é garantida, isso porque, quando ocorre algum acidente e o equipamento para, são acionados diversos graus de responsabilidade da indústria (primeiro o próprio funcionário; se não é resolvido, o supervisor é comunicado; em seguida o gestor e assim por diante…). E, além disso, evita que haja paradas frequentes sem determinado planejamento. 

 

Confidencialidade de informações:

  Vale ressaltar que essas informações financeiras não são expostas à toda equipe industrial, e sim, somente as pessoas qualificadas para receberem esse tipo de sigilo (diretores e contabilidade). Assim, o dashboard, que traz todas as informações, pode ser mostrado ao time fabril sem que envolva valores, mostrando exclusivamente as porcentagens relacionadas à produtividade da linha de produção. 

  Como exemplo a situação de um de nossos clientes, no caso da instituição dele, os dados que  poderiam ser mostrados para a equipe seriam a comparação da meta de 90% da empresa comparada aos 64,5% obtidos. Ocultando, assim, o valor em dinheiro que a perda de performance representa do faturamento potencial.

 

O que mais você precisa saber para também contratar o Plantview? Entre em contato com um de nossos especialistas: Contato Plantview

Compartilhe

LinkedIn
WhatsApp

Veja também