A Funcionalidade do OEE no chão de fábrica

O Overall Equipment Effectiveness (Eficácia Geral de Equipamento) é um indicador de produção para medir o quão bem uma operação de fábrica é utilizada (instalações, tempo e material) em comparação com todo o seu potencial, durante os períodos em que está programada para ser executada. 

O OEE funciona a partir de três pilares: Qualidade, Desempenho e Disponibilidade. Ele identifica o percentual de tempo de fabricação do que é verdadeiramente produtivo. Um OEE de 100%, por exemplo, significa que apenas peças boas são produzidas (100% de qualidade), na velocidade máxima (100% de desempenho) e sem interrupções (100% de disponibilidade).

Ao medir o OEE, o operador consegue identificar as perdas inerentes da produção e coletar informações importantes que podem ser obtidas sobre como melhorar, sistematicamente, o processo de fabricação. Portanto, é possível  melhorar a produtividade dos equipamentos, eliminar resíduos, obter dados de refugo e conseguir mensurar monetariamente as perdas e ganhos da produção.

 

Como funciona o OEE

Como falado acima, o OEE é calculado dentro de três componentes:  

  • Disponibilidade: porcentagem do tempo programado que a operação está disponível.
  • Desempenho: quando o Centro de Trabalho é executado numa velocidade que faz parte da porcentagem de sua velocidade total projetada.
  • Qualidade: boas unidades produzidas em porcentagem do Total de Unidades Iniciadas.Também é referido como rendimento de primeira passagem (FPY, em inglês). 

 

O OEE pode ser aplicado em qualquer Centro de Trabalho individual, ou aplicado até em níveis de departamento ou chão de fábrica. Essa ferramenta também permite uma prospecção para análises muito específicas, como um determinado número de peças, turnos ou qualquer um dos vários outros parâmetros.

Importante ressaltar que é improvável que qualquer processo de fabricação possa ser executado a 100% de OEE. Muitos fabricantes comparam sua indústria para definir uma meta desafiadora; 85%, 90% não é incomum.

O OEE é calculado pela fórmula: (Disponibilidade)*(Desempenho)*(Qualidade).

Vejamos o exemplo: (Disponibilidade = 86,6%)*(Desempenho = 93%)*(Qualidade = 91,3%) = (OEE = 73,6%).

Para determinar melhor as fontes de maior perda e direcionar as áreas que devem ser melhoradas para aumentar o desempenho, os componentes da OEE foram subdivididos nas “Seis Grandes Perdas”:

 

Disponibilidade

Desempenho Qualidade

Tempo de inatividade planejado

Paradas menores

Rejeitos da Produção

Avarias Perda de Velocidade

Rejeita na Inicialização

 

Foram identificadas essas perdas nestas categorias, para que possamos aplicar contramedidas específicas para reduzir as perdas e melhorar a OEE geral.

 

O Plantview faz mais que só o OEE

O Plantview é um software de gestão de produtividade industrial, sendo assim, ele consegue coletar dados através de sensores, que medem a disponibilidade, o desempenho e a qualidade da sua produção. 

O diferencial da View Software House é que pensamos para além do equipamento; pensamos no valor de uma produção parada e o quanto isso pode ser prejudicial para a produtividade e qualidade da fábrica como um todo. 

Portanto, conseguimos o fazer com que, além de mensurar a OEE da sua máquina, o Plantview seja o único capaz de mensurar monetariamente as perdas e ganhos da sua produção; custo de equipamentos parados; valores em histórico de matéria-prima e do produto final e a qualidade dos produtos. 

 

Fontes: Guimarães, Nilo (16 August 2019). “OEE, TEEP and IROG! Important Metrics for Industry”. CONAENGE- Congresso Online de Eng. Mecânica e Automação; oee.com.br; oee.coach.

Compartilhe

LinkedIn
WhatsApp

Veja também