Cloud Computing, ou Computação na Nuvem, utiliza da conectividade e da grande escala da Internet para hospedar os mais variados recursos, programas e informações. Exemplos práticos como Netflix, Google Drive e Spotify são serviços que não necessitam de download necessariamente, para acessá-los, basta um navegador e acesso à internet. Normalmente, você paga apenas pelos serviços na nuvem que usa, ajudando a reduzir custos operacionais, executar melhor a infraestrutura e melhorar a eficiência do serviço.
Em vez de possuir sua própria infraestrutura de computação ou data centers, as empresas podem alugar acesso a qualquer coisa, desde aplicativos até armazenamento de um provedor de serviços na nuvem.
Um dos benefícios do uso de cloud computing é evitar o custo inicial e a complexidade de possuir e manter sua própria infraestrutura de TI. Assim, os provedores de serviços na nuvem podem se beneficiar de grandes economias, fornecendo os mesmos serviços para uma ampla gama de clientes.
A computação em nuvem pode ser dividida em vários elementos diferentes, com foco em diferentes casos de uso. Os mais comuns são: Infraestrutura como Serviço (IaaS); Plataforma como Serviço (PaaS) e Software como Serviço (SaaS).
Infraestrutura como Serviço (IaaS)
Refere-se aos objetos físicos da computação que podem ser alugados: servidores físicos ou virtuais, armazenamento e rede
Plataforma como Serviço (PaaS)
É a próxima camada: como o armazenamento, redes e servidores virtuais, essa camada também inclui as ferramentas e softwares que os desenvolvedores precisam para criar aplicativos em cima disso tudo, que podem incluir gerenciamento de banco de dados, sistemas operacionais e ferramentas de desenvolvimento.
Software como Serviço (SaaS)
É a entrega de aplicativos e sistemas como um serviço, provavelmente a versão da computação em nuvem que a maioria das pessoas está acostumada no dia-a-dia. O hardware e o sistema operacional, nesse caso, são irrelevantes para o usuário final, que acessa o serviço por meio de um navegador da web ou aplicativo. O Plantview é um software MES, oferecido como serviço para que indústrias consigam manter o controle e o melhor gerenciamento da produtividade da fábrica.
Vantagens e desvantagens do Cloud Computing
Obviamente, existem prós e contras de se obter um Serviço na Nuvem, alguns deles são:
Vantagens:
- Acessibilidade imediata a informações e aplicações;
- Agilidade e garantia nas cópias de segurança;
- Menor risco de perda de dados;
- Redução de custos de armazenamento em comparação com infraestruturas físicas;
- Acesso a tecnologias mais avançadas;
- Maior velocidade de processamento;
- Maior capacidade de integração.
Desvantagens:
- Impossibilidade de acesso a informações e aplicações no caso de não haver uma conexão Wi-Fi ou uma falha;
- Se as transferências de dados não forem criptografadas, representam um ponto adicional para possíveis fugas de dados;
- Perda de controle direto sobre as informações armazenadas;
- O uso de servidores e recursos compartilhados por diferentes empresas e utilizadores, favorece a possibilidade de falhas de acesso que geram acesso não autorizado.
Fontes: apd.pt; zdnet.com