Como ter uma manutenção fabril eficiente baseada em dados?

O que é manutenção fabril e qual seu objetivo?

 

As manutenções fabris são todos os processos industriais que têm por objetivo manter as máquinas o maior tempo possível disponível para produção e prolongar sua vida útil, mantendo as condições de quando foram feitas as qualificações delas. Essas manutenções são divididas em 3 principais tipos: corretiva, preventiva e preditiva.

 

  • A manutenção corretiva visa corrigir os empecilhos imediatos que podem prejudicar o desempenho do maquinário. Os empecilhos podem ser: falhas mecânicas e de matérias-primas, quedas, acidentes, quebras, erros na operação, má qualidade e outros.

 

  • A manutenção preditiva diz respeito ao acompanhamento contínuo dos equipamentos através de dados coletados, permitindo que as manutenções preventivas ocorram.

 

  • A manutenção preventiva busca precaução para futuros problemas e conservação dos equipamentos, por exemplo: futuras paradas de máquinas, possíveis falhas ou sobrecargas, lubrificação…

 

Apesar de serem essenciais, o excesso de paradas de máquinas para manutenção se torna um problema para os fabricantes. Isso porque, a parada que antes era prevista e fundamental, ultrapassa o limite de tempo estipulado pelo operário e se torna uma parada não-programada, a qual gera grandes prejuízos monetários para a fábrica.

 

Para esses danos financeiros não ocorrerem, é essencial basear-se em dados para efetivar paradas de manutenção. Isto é, ter um sistema de acompanhamento do maquinário que alerte quando é preciso realizar as manutenções.

 

O Plantview atuando como solução:

 

A nossa ferramenta tem um sistema de alerta automático baseado na velocidade das sinalizações: existe uma cadeia de ajuda quando uma máquina para. Conforme aumenta o tempo de máquina parada sem planejamentos, níveis de supervisão da companhia são acionados. Por exemplo: se programada uma cascata a cada 15 minutos, quando um equipamento falha por qualquer razão, é enviada uma mensagem para o preparador; com 30 minutos parado, é enviada uma alerta ao coordenador; a partir de 45 minutos, o supervisor é acionado; e por assim em diante…

 

Dessa maneira, não é somente o operador que recebe alerta. Caso ocorra algum acidente ou situação mais grave, as pessoas qualificadas também saberão.

 

No caso das manutenções preventivas, o software trabalha em conjunto a sensores que permitem que essas manutenções sejam realizadas no período correto, por meio da manutenção preditiva. 

 

Em outras palavras, a partir do momento em que os sensores são programados – eles transmitem informações para o Plantview sobre a produtividade e qualidade das fabricações e, por serem identificados padrões de contagens realizadas pelos próprios sensores, quando eles reconhecem que a máquina irá atingir um intervalo de tempo/contagem no qual começará a apresentar defeitos, é feita uma previsão de quando o equipamento irá, de fato, quebrar. Nesse sentido, os operadores são sinalizados para executarem as manutenções preventivas necessárias.

 

O sistema também conta com a inteligência de perceber se as máquinas em paradas programadas extrapolam o período definido anteriormente – considerando o tempo de execução de cada função pelos funcionários. Assim, não é possível adulterar os motivos das paradas e prolongá-las sem razão.

 

A partir de todos esses recursos, dados financeiros são automaticamente calculados pela plataforma, baseados tanto nas informações já coletadas pela empresa, quanto pelos sensores. Apesar de serem disponibilizados pelo programa, não podem ser acessados por qualquer funcionário. Com o intuito de preservar confidencialidades e evitar manipulações de informações, o sistema respeita cada nível de hierarquia dentro de uma empresa para que eles tenham acesso aos dados condizentes aos seus papéis.

 

Cargos X Acesso à informação

 

O operário/operador somente realiza os apontamentos diários das máquinas, responsável por justificar as PNP’s, mas sem acesso aos dados financeiros. 

 

Já, a categoria “Super admin” é direcionada para o administrador da companhia, podendo navegar entre as informações de todas as filiais e controle ilimitado sobre a filial que o pertence. 

 

No caso da “controladoria”, os usuários têm acesso a dados sensíveis, valores monetários e configurações essenciais para que o software funcione. 

 

O “Administrador” da filial é o gestor, responsável por parametrizar o Plantview, tendo acesso livre às informações, com exceção a sigilos que só a controladoria tem acesso. 

 

O usuário “Resultados” consegue visualizar somente o dashboard, usado pelos profissionais responsáveis por estudos sobre a situação da fábrica – repassados futuramente para o administrador. 

 

Por fim, a função “Visualizar” dentro da plataforma é utilizada para projetar o Plantview em TVs ou reuniões, em que os valores monetários são ocultados, assim, a liberdade de realizar estudos sem se basear em dados sensíveis é garantida.

Compartilhe

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Veja também