O UX no processo de manufatura

O UX (User Experience) design, writing, research, etc é a experiência do usuário, seja ela físico ou virtual; visual ou escrita; prática ou teórica. Essa área do marketing permite que os usuários consigam ter a voz final sobre o produto que consomem, muitas vezes, sendo o filtro de qualidade, usabilidade e acessibilidade do serviço ou produto. 

Especialistas em UX têm uma visão diferente do resto da empresa, pois a tarefa deles é deixar viável para quem realmente utiliza tal produto ou serviço oferecido. 

A digitalização de serviços começou em 2010 e o foco no usuário tem sido o centro das atenções desde então. No entanto, a pandemia da Covid-19 provou que as oportunidades na digitalização de vários setores conseguiram ser bem mais significativas, levando acessibilidade e praticidade para a vida de milhões de pessoas. 

A experiência mundial na digitalização de serviços e produtos mostra que, para vencer neste espaço, o processo de UX/ UI design é de importância crucial, pois facilita os fluxos de trabalho de diferentes personas de usuário, maximiza o valor do ciclo de vida do cliente, cria uma experiência de usuário significativa, agrega valor à imagem da marca e permanece relevante para os usuários reais ao longo do tempo.

 

UX no chão de fábrica

A experiência do usuário pode desempenhar um papel crítico na indústria de manufatura. O UX se provou importante nas linhas de produção, pois os dados e as interfaces de usuário se tornam elementos fundamentais nos processos modernos de fabricação.

A criação de aplicativos eficazes e eficientes que dão suporte aos funcionários nas linhas de produção pode melhorar significativamente a produtividade, apoiar a supervisão da gestão e produzir benefícios comerciais consideráveis.

No nível do operador, significa apoiar a tarefa em mãos, fornecendo-lhes ferramentas e informações oportunas e facilmente acessíveis, como por exemplo, instruções visuais, listas de peças e pedidos, alertas, relatórios WIP, etc.

A observação objetiva dos terminais e estações de trabalho existentes pode fornecer uma visão precisa. Os operadores nem sempre podem realizar as tarefas pretendidas mas, explorar o que é intuitivo, ajuda a trazer soluções eficazes.

No entanto, não se trata apenas de melhorar a eficácia e a eficiência, um UX de qualidade pode ter impactos importantes na satisfação dos funcionários, evitando frustrações, aumentando a produtividade e fornecendo mais flexibilidade para se mover entre os terminais. 

Visibilidade e feedback em tempo real são críticos. Os gerentes da linha de produção precisam saber quando e onde os problemas surgem e se os operadores precisam de suporte. Eles também precisam monitorar KPIs e identificar onde melhorias podem ser feitas.

 

UX Design e o Plantview

A Interface do Usuário (UI) do Plantview tem o propósito de ser intuitiva para que consiga cumprir todas as propostas de uma experiência do usuário de qualidade. 

Em suma, o Plantview é voltado para dois tipos de usuários: gestor e operador. Cada um deles tem uma UX distinta:

Operador: A interface com botões grandes e listas em forma de “cards” de acesso direto da planta fabril, e um dispositivo móvel, facilitam o manuseio. Sempre trabalhando para que haja o mínimo de interação do operador com o sistema, para facilitar o trabalho de forma que ele não perca muito tempo em cada interação. O sistema está em constante atualização para a melhoria dos processos e das interações. 

Gestor: Com o Plantview, o gestor possui flexibilidade para extrair as informações necessárias, com a criação de gráficos personalizados, comparação de gráficos, filtros totalmente flexíveis e personalizáveis. Ele também pode receber relatórios em períodos distintos via e-mail.

O Plantview consegue demonstrar a eficácia e a eficiência nos processos de fabricação que podem ter impactos significativos nos negócios, independentemente de sua organização produzir seus próprios produtos ou fornecer serviços terceirizados. Eficiência economiza dinheiro, eficácia melhora a qualidade do produto/serviço e a satisfação dos funcionários aumenta a retenção e a flexibilidade. A UX desempenha um papel significativo em todos esses objetivos.

 

Fontes: frontend.com; resolutesoftware.com

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