O OEE (Overall Equipment Effectiveness) é um indicador amplamente empregado no setor industrial, ele mostra o grau de eficácia de um dispositivo ou máquina. Aliando-se à abordagem da manufatura enxuta, essa métrica é de suma importância para o aprimoramento dos métodos produtivos. Esse indicador compara a capacidade de produção das máquinas com a capacidade de produção entregue por elas.
Sendo um dos indicadores do TPM (Total Productive Maintenance ou em português Manutenção Produtiva Total), uma das ferramentas do Lean Manufacturing. A métrica do OEE possibilita mensurar quanto tempo as máquinas produziram, se estas estão produzindo na velocidade padrão e qual é a taxa de quebra da qualidade.
A função do OEE é mostrar aos gestores através de um indicador qual é a eficiência de suas máquinas e, assim, informar que à estes a necessidade de tomada de ação caso esse indicador esteja fora da meta.
Pilares do OEE
O conceito do Overall Equipment Effectiveness é sustentado por três pilares que o compõem. São eles a disponibilidade, performance e qualidade. Estes pilares fazem referência a diferentes variáveis do método produtivo.
Disponibilidade
A disponibilidade faz referência às horas de trabalho efetivas da máquina em contraponto com as horas em que a máquina estava disponível para a produção. A diferença entre as horas trabalhadas e as horas disponíveis é um resultado das paradas que podem ser divididas em duas categorias: programadas e não programadas.
As horas programadas são aquelas que a empresa planejou. São momentos em que a empresa para a máquina para fazer alguma manutenção, setup ou outra ação que estava planejado, é uma parada que tem data e hora para acontecer e terminar. Já as paradas não programadas são aquelas que acontecem sem planejamento, são oriundas de quebras, necessidade de manutenção inesperada, queda na energia entre outras razões.
Performance
O pilar da Performance diz respeito a comparação entre a velocidade esperada de produção de determinado produto ou componente com a velocidade de produção real. Esse índice acompanha se a produção está ocorrendo dentro do planejado/esperado ou se está abaixo do planejado.
Qualidade
O índice da Qualidade mede a quebra de qualidade da produção. É feita uma contagem dos produtos com defeitos e que não podem ser enviados ao cliente e comparados com a produção total deste item.
Como é calculado
A disponibilidade é calculada através da divisão entre horas trabalhadas efetiva e horas disponíveis.
A Performance é a razão entre a quantidade total produzida pela quantidade de produção realizada.
Já a qualidade é a razão entre a quantidade de peças defeituosas e a quantidade total produzida.
O OEE é calculado através da multiplicação desses três pilares.
OEE = Disponibilidade*Qualidade*Performance
Como melhorar o OEE?
Uma das dicas que podem ajudar a melhorar esse índice é treinar o seu time com frequência para o correto manuseio e cuidado com as máquinas, realizar manutenções programadas para evitar paradas indesejadas e monitorar o OEE diariamente.
Para essa última dica o Plantview pode ser um grande facilitador para gestores e para todos os colaboradores do setor da produção. O Plantview monitora OEE em tempo real e de forma automática.
Com a nossa solução é possível visualizar o OEE geral de toda a fábrica como estudar esse indicador isoladamente por máquina.
Entre em contato e entenda como vamos melhorar a sua produtividade!