O que é a indústria 4.0? Entenda o conceito!

Certamente você já ouviu o termo Indústria 4.0 por aí. Ele representa o cenário atual da indústria, que une a tecnologia e a automatização a favor da produtividade. Esse conceito surgiu recentemente, em 2011, e foi apresentado ao mundo durante uma feira de tecnologia industrial realizada na cidade de Hannover, na Alemanha. 

 

Mas até aqui, o caminho foi longo e são séculos de história que ajudaram a construir a modernidade que vivenciamos hoje. Tudo começou na segunda metade do século 18, com a chamada Revolução Industrial na Inglaterra. O desenvolvimento tecnológico e as transformações conquistadas a partir dela se espalharam pelo mundo e, com isso, a indústria nasceu.

 

Dos processos de mecanização da Indústria 1.0 à produção em massa característica da Indústria 2.0, no fim do século 19, muita coisa mudou. E foi a partir da década de 1970, com a implementação de computadores e robôs na então chamada Indústria 3.0 que os horizontes se abriram para a modernização. Hoje, os caminhos levam à tecnologia de ponta, com sistemas criados para otimizar a rotina e gerar máxima eficiência em diferentes setores.

 

O surgimento da Indústria 4.0

 

Seguindo o curso linear da história, quatro décadas após o mundo se encantar com as possibilidades geradas pelos computadores, a surpresa veio novamente. Em 2011, o conceito de Indústria 4.0 foi apresentada em solo alemão, na cidade de Hannover. Foi um momento importante para consolidar as transformações que tendem a ser cada vez maiores por meio da conectividade. 

 

Também chamada de Quarta Revolução Industrial, esse modelo de indústria prevê a integração entre a máquina e o sistema digital a partir da automatização dos processos. E então entram em cena a computação na nuvem e a Internet das Coisas (IoT), com informações coletadas e compartilhadas diretamente pelos equipamentos. 

 

Com tudo analisado em tempo real, os gestores têm maior autonomia e assertividade nas escolhas, já que o desempenho de cada máquina, peça ou sistema pode ser verificado sempre que necessário. Essa rede inteligente é responsável por conduzir toda a produção e orientar a tomada de decisões no chão de fábrica.

 

Quais os benefícios da Quarta Revolução Industrial?

 

A Indústria 4.0 otimiza os processos a partir de um ambiente mais produtivo, eficiente e organizado. Ao conectar o mundo físico ao digital, ou seja, o homem, a máquina e a tecnologia, os resultados beneficiam a empresa em diferentes escalas.

 

A inserção de novas tecnologias aprimora o dia a dia e seus benefícios vão muito além. É com a Indústria 4.0 e seu impacto revolucionário que o Brasil passa a se integrar em cadeias globais de valor. Por isso, cada vez mais empresas aderem a esses recursos, com sistemas customizados que podem ser implementados de acordo com a necessidade de cada negócio. 

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a Indústria 4.0, seu conceito e impactos no cenário mundial, fica mais fácil entender por que Plantview é uma solução Industry 4.0, não é mesmo?

 

Para conhecer mais sobre o sistema, seus diferenciais e como ele pode auxiliar a sua indústria, acesse www.plantview.com.br

Compartilhe

LinkedIn
WhatsApp

Veja também